
O Instituto Yvy Maraey promove a primeira edição do Kaá (mato em tupi-guarani), seu novo programa de residência artística internacional. A residência tem um caráter prático, reflexivo, interativo e imersivo, com foco nas múltiplas e sensíveis relações entre a arte contemporânea e a natureza.
O programa entende que a residência artística não é apenas a presença do artista em um contexto específico, mas é, sobretudo, um momento de formação e de intercâmbio entre o sujeito e o lugar.
Nas quatro semanas de residência, os artistas selecionados criarão obras e instalações de arte contemporânea – intervenções permanentes e/ou temporárias – nos 10 hectares do Instituto. O programa busca dar visibilidade às práticas artísticas que problematizam as contradições e ambivalências da complexa relação entre arte e natureza.
Como maneira de valorizar o território rural do município de Porto Alegre, Kaá propõe a criação dessa ligação circunstancial da zona rural à arte contemporânea, encorajando os membros da comunidade a uma participação ativa nos diálogos culturais da cidade.
Na cosmovisão Guarani, a natureza não é vista de fora como no pensamento ocidental – no qual a Natureza e o Ser Humano são coisas distintas em sua essência, importância e fins. A perspectiva Guarani contempla a interdependência de tudo o que existe e o destino compartilhado entre o lugar e aqueles que o povoam. Cuidar da terra seria então cuidar de si mesmo. Queremos compartilhar essa visão de interdependência ancestral com os artistas residentes e com os visitantes do Instituto.
EQUIPE
REALIZAÇÃO
Instituto Yvy Maraey
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Denis Rodriguez
ARTISTAS VISITANTES
Pauline Julier (CH)
Ayrson Heráclito (BR)
Leonardo Remor (BR)
IDENTIDADE VISUAL
Fernanda Pujol
Leonardo Remor
COORDENAÇÃO
Maria Amélia Bulhões
Denis Rodriguez
PRODUÇÃO
Denis Rodriguez
Irineu Garcia
CURADORES VISITANTES
Ane Rodríguez Armendariz (ES)
Maria Isabel Rueda (CO)
Richard Le Quellec (CH)
Michelle Sommer (BR)
Bruna Fetter (BR)
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Ariela Dedigo
ASSESSORIA DE IMPRENSA (CONVOCATÓRIA)
Isabel Waquil
Este projeto está sendo realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-Cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura
e conta com o apoio de COINCIDÊNCIA – Programa de intercâmbios na América do Sul da Fundação suíça para a cultura Pro Helvetia.
REALIZAÇÃO

APOIO
.

FINANCIAMENTO
.

.
.
