Convocatória Kaá

CONVOCATÓRIA INTERNACIONAL
PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PARA ARTISTAS VISUAIS

KAÁ
YVY MARAEY INSTITUTE

ZONA RURAL DE PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
DE 20 DE MARÇO A 20 DE ABRIL DE 2019

Inscrições de 19 de novembro a 24 de janeiro de 2019
4 vagas para brasileiros e estrangeiros

Kaá,  o programa de Residência Artística Internacional do Instituto Yvy Maraey,  acontece no período de 20 de março a 20 de abril de 2019 e abre convocatória pública para a seleção de 4 artistas visuais. A convocatória está aberta para artistas residentes no Brasil e estrangeiros, profissionalmente ativos há pelo menos 5 anos. Uma das vagas será destinada a um artista residente no Rio Grande do Sul.

Contemplado no edital #juntospelacultura_2 do Fundo de Apoio à Cultura do Rio Grande do Sul e no quadro do programa na América do Sul COINCIDÊNCIA da Fundação suíça para a cultura Pro Helvetia.

SOBRE O INSTITUTO YVY MARAEY

O Instituto Yvy Maraey (“terra sem males”, em tupi-guarani) é uma organização sem fins lucrativos que promove práticas artísticas experimentais, ecológicas e sustentáveis. Localizado em uma área de 10 hectares no extremo Sul de Porto Alegre, o Instituto nasceu a partir de um grande sonho: a vivência da arte com a natureza. Neste território verde, em contínua evolução, na zona rural da cidade, busca-se o pensamento calcado em novas formas de interação com o meio ambiente: agricultura orgânica, autossustentabilidade, preservação da natureza em todas suas formas de vida. Queremos propor, nesse espaço, projetos inovadores, artístico-culturais-ambientais, que promovam, em suma, o crescimento humano.

SOBRE A RESIDÊNCIA

Kaá (mato em tupi-guarani) é o nome da primeira edição do novo programa de residência artística internacional promovido pelo Instituto Yvy Maraey. A residência tem um caráter prático, reflexivo, interativo e imersivo, com foco nas múltiplas e sensíveis relações entre a arte contemporânea e a natureza.

O programa entende que a residência artística não é apenas a presença do artista em um contexto específico, mas é, sobretudo, um momento de formação e de intercâmbio entre o sujeito e o lugar.

Nas quatro semanas de residência, os artistas selecionados criarão obras e instalações de arte contemporânea – intervenções permanentes e/ou temporárias – nos 10 hectares do Instituto. O programa busca dar visibilidade às práticas artísticas que problematizam as contradições e ambivalências da complexa relação entre arte e natureza.

Como maneira de valorizar o território rural do município de Porto Alegre, Kaá propõe a criação dessa ligação circunstancial da zona rural à arte contemporânea, encorajando os membros da comunidade a uma participação ativa nos diálogos culturais da cidade.

Na cosmovisão Guarani, a natureza não é vista de fora como no pensamento ocidental – no qual a Natureza e o Ser Humano são coisas distintas em sua essência, importância e fins. A perspectiva Guarani contempla a interdependência de tudo o que existe e o destino compartilhado entre o lugar e aqueles que o povoam. Cuidar da terra seria então cuidar de si mesmo. Queremos compartilhar essa visão de interdependência ancestral com os artistas residentes e com os visitantes do Instituto.

O PROGRAMA OFERECE

  • R$ 2.000,00 (dois mil reais) que compreende honorários, pesquisa e produção de no mínimo um novo trabalho;
  • Passagem aérea, ida e volta, do local de residência do artista ao Instituto;
  • Alimentação [café da manhã, almoço e jantar], além de hospedagem em quarto compartilhado;
  • A residência contará com um programa de visitas curatoriais, com agentes internacionais e brasileiros e, também, receberá visitas de artistas consagrados com pesquisa e prática no recorte da residência;
  • Fazem parte do programa de visitas os artistas Fernando Limberger, Jorge Menna Barreto, Leonardo Remor, e os curadores Ane Rodríguez Armendariz (diretora cultural Tabakalera, San Sebastian, Espanha), Bruna Fetter (curadora independente), Michelle Sommer (curadora independente) e Richard Le Quellec (diretor da Embassy of Foreign Artists, Genebra, Suíça).

REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

A data limite para candidatura é:  24 de janeiro de 2019, às 23h59, Brasília.

  1. Preenchimento do formulário de inscrição online: CLIQUE AQUI;
  2. Envio de portfólio com até 15 páginas, em formato pdf, não podendo exceder 10MB.
  3.   2.1. Além do portfólio visual, o pdf deve reunir os seguintes dados: nome, local de nascimento, email, celular, local de residência, RG e CPF (para brasileiros), nº do passaporte (para estrangeiros) e três fotos do candidato (no formato 10X15 cm, 300dpi), além de biografia com até três parágrafos;
      2.2. Os artistas que trabalham com vídeo, som e/ou performance podem indicar até 3 links para serem acessados pelo júri;
      2.3. Só serão avaliados os links hospedados nas plataformas YouTube e Vimeo. Os links que implicam em descarregamento eletrônico (download) não serão avaliados;
      2.4. O envio do portfólio arquivo fora do formato ou do tamanho indicado nesta convocatória implicará na não avaliação do portfólio.
  4. Envio de currículo no formato pdf com até 2 páginas;
  5. STATEMENT em pdf (até 1500 palavras). Apresentação das linhas conceituais do próprio trabalho, de tal maneira que o júri possa compreender os assuntos de trabalho e interesse na pesquisa artística;
  6. Serão aceitas inscrições nos idiomas português, espanhol e inglês. O artista deverá se comunicar em uma dessas três línguas durante a residência.

Seleção

Os dez candidatos com maior pontuação, pré-selecionados, serão entrevistados por Skype entre os dias 7 e 12 de fevereiro de 2019, pelos organizadores da residência.

No dia 13 de fevereiro de 2019 será publicada a lista dos artistas selecionados para residência, no site e redes sociais do Instituto Yvy Maraey.

Não cabem quaisquer recursos em relação as decisões do Júri.

REGULAMENTO

O artista selecionado autoriza através da inscrição nesta convocatória o uso do material fotográfico de suas obras e imagem pessoal com fins de divulgação e documentação.

Os artistas participantes integrarão duas mesas de debates em duas instituições culturais da cidade de Porto Alegre. No primeiro encontro, os artistas apresentarão suas pesquisas e trabalhos já realizados; no segundo encontro, o trabalho produzido durante a residência Kaá.

Os artistas participantes disponibilizarão os registros fotográficos e de vídeo realizados durante a residência para que sejam incluídos em publicações, edições digitais, página web e outros meios de difusão das atividades. Ficando obrigados a disponibilizar no mínimo 10 imagens dos trabalhos realizados durante a residência e 10 imagens da documentação dos dias em residência, total de 20 arquivos no formato JPEG, 1800 x 1200 pixels.

Os artistas participantes comprometem-se em entregar um texto relatando a sua participação na residência, com no mínimo 2500 palavras, até o dia 1º de junho de 2019.

Os artistas participantes que trabalham com vídeo/som ficam obrigados a disponibilizar dois links na plataforma YouTube ou Vímeo em até 21 dias do término da residência.

Ao participar desta convocatória o artista manifesta aceitar todos os requisitos de participação, além de apresentar visto válido (quando necessário) e passaporte com validade necessária para sua vinda ao Brasil. O artista deve ter a documentação de viagem em até 10 dias após a publicação da lista de participantes. A não comprovação implicará na desistência de participação na residência.

Os artistas são responsáveis pela aquisição de seguro saúde para o período da residência.

Durante a residência os artistas receberão visitas da comunidade local, que acompanhará o desenvolvimento dos trabalhos e as práticas dos artistas.

**  Dúvidas e esclarecimentos sobre a convocatória, por favor entre em contato através do email: contato@institutoyvymaraey.org.br 

EQUIPE DO PROJETO

REALIZAÇÃO

Instituto Yvy Maraey

PRODUÇÃO EXECUTIVA

Denis Rodriguez

ARTISTAS VISITANTES

Pauline Julier (CH)
Ayrson Heráclito (BR)
Leonardo Remor (BR)

IDENTIDADE VISUAL

Fernanda Pujol
Leonardo Remor

COORDENAÇÃO

Maria Amélia Bulhões
Denis Rodriguez

PRODUÇÃO

Denis Rodriguez
Irineu Garcia

CURADORES VISITANTES

Ane Rodríguez Armendariz (ES)
Maria Isabel Rueda (CO)
Richard Le Quellec (CH)
Michelle Sommer (BR)
Bruna Fetter (BR)

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Ariela Dedigo

ASSESSORIA DE IMPRENSA (CONVOCATÓRIA)

Isabel Waquil

Este projeto está sendo realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-Cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura
e conta com o apoio de COINCIDÊNCIA – Programa de intercâmbios na América do Sul da Fundação suíça para a cultura Pro Helvetia.

REALIZAÇÃO

APOIO

.

FINANCIAMENTO

.

.

.