PUBLICAÇÃO // PUBLICATION

De origem guarani, “Ka’a” significa mato e relaciona-se ao nome do Instituto Ivy Maraey, que designa a terra sem males, procurada como um paraíso.

O livro “Ka’a: arte e natureza“, organizado por Maria Amélia Bulhões e Denis Rodriguez, traz discussões teóricas e depoimentos dos artistas plásticos que tiveram a experiência da residência e dos críticos que os acompanharam nesta trajetória e contém imagens que permitem acompanhar as ideias e os experimentos dos artistas. A publicação contribui para difundir um tipo de residência que se realiza em meio à natureza e em diálogo com ela e também oferecer um material reflexivo sobre o tema.

Traz ainda um amplo levantamento bibliográfico sobre o tema Arte e Natureza e sobre residências artísticas, que subsidiou algumas das reflexões realizadas ao longo do período de convivências e ampliam o universo de debate proposto.

Na obra há versão em espanhol e trata-se do primeiro livro digital da série Visualidade da Editora da UFRGS, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – UFRGS.

O livro é digital e gratuito.