Convocatória Kaá

CONVOCATÓRIA INTERNACIONAL
PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PARA ARTISTAS VISUAIS

KAÁ
YVY MARAEY INSTITUTE

ZONA RURAL DE PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
DE 20 DE MARÇO A 20 DE ABRIL DE 2019

Inscrições de 19 de novembro a 24 de janeiro de 2019
4 vagas para brasileiros e estrangeiros

Kaá,  o programa de Residência Artística Internacional do Instituto Yvy Maraey,  acontece no período de 20 de março a 20 de abril de 2019 e abre convocatória pública para a seleção de 4 artistas visuais. A convocatória está aberta para artistas residentes no Brasil e estrangeiros, profissionalmente ativos há pelo menos 5 anos. Uma das vagas será destinada a um artista residente no Rio Grande do Sul.

Contemplado no edital #juntospelacultura_2 do Fundo de Apoio à Cultura do Rio Grande do Sul e no quadro do programa na América do Sul COINCIDÊNCIA da Fundação suíça para a cultura Pro Helvetia.

SOBRE O INSTITUTO YVY MARAEY

O Instituto Yvy Maraey (“terra sem males”, em tupi-guarani) é uma organização sem fins lucrativos que promove práticas artísticas experimentais, ecológicas e sustentáveis. Localizado em uma área de 10 hectares no extremo Sul de Porto Alegre, o Instituto nasceu a partir de um grande sonho: a vivência da arte com a natureza. Neste território verde, em contínua evolução, na zona rural da cidade, busca-se o pensamento calcado em novas formas de interação com o meio ambiente: agricultura orgânica, autossustentabilidade, preservação da natureza em todas suas formas de vida. Queremos propor, nesse espaço, projetos inovadores, artístico-culturais-ambientais, que promovam, em suma, o crescimento humano.

SOBRE A RESIDÊNCIA

Kaá (mato em tupi-guarani) é o nome da primeira edição do novo programa de residência artística internacional promovido pelo Instituto Yvy Maraey. A residência tem um caráter prático, reflexivo, interativo e imersivo, com foco nas múltiplas e sensíveis relações entre a arte contemporânea e a natureza.

O programa entende que a residência artística não é apenas a presença do artista em um contexto específico, mas é, sobretudo, um momento de formação e de intercâmbio entre o sujeito e o lugar.

Nas quatro semanas de residência, os artistas selecionados criarão obras e instalações de arte contemporânea – intervenções permanentes e/ou temporárias – nos 10 hectares do Instituto. O programa busca dar visibilidade às práticas artísticas que problematizam as contradições e ambivalências da complexa relação entre arte e natureza.

Como maneira de valorizar o território rural do município de Porto Alegre, Kaá propõe a criação dessa ligação circunstancial da zona rural à arte contemporânea, encorajando os membros da comunidade a uma participação ativa nos diálogos culturais da cidade.

Na cosmovisão Guarani, a natureza não é vista de fora como no pensamento ocidental – no qual a Natureza e o Ser Humano são coisas distintas em sua essência, importância e fins. A perspectiva Guarani contempla a interdependência de tudo o que existe e o destino compartilhado entre o lugar e aqueles que o povoam. Cuidar da terra seria então cuidar de si mesmo. Queremos compartilhar essa visão de interdependência ancestral com os artistas residentes e com os visitantes do Instituto.

O PROGRAMA OFERECE

  • R$ 2.000,00 (dois mil reais) que compreende honorários, pesquisa e produção de no mínimo um novo trabalho;
  • Passagem aérea, ida e volta, do local de residência do artista ao Instituto;
  • Alimentação [café da manhã, almoço e jantar], além de hospedagem em quarto compartilhado;
  • A residência contará com um programa de visitas curatoriais, com agentes internacionais e brasileiros e, também, receberá visitas de artistas consagrados com pesquisa e prática no recorte da residência;
  • Fazem parte do programa de visitas os artistas Fernando Limberger, Jorge Menna Barreto, Leonardo Remor, e os curadores Ane Rodríguez Armendariz (diretora cultural Tabakalera, San Sebastian, Espanha), Bruna Fetter (curadora independente), Michelle Sommer (curadora independente) e Richard Le Quellec (diretor da Embassy of Foreign Artists, Genebra, Suíça).

REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

A data limite para candidatura é:  24 de janeiro de 2019, às 23h59, Brasília.

  1. Preenchimento do formulário de inscrição online: clique aqui;
  2. Envio de portfólio com até 15 páginas, em formato pdf, não podendo exceder 10MB.
  3.   2.1. Além do portfólio visual, o pdf deve reunir os seguintes dados: nome, local de nascimento, email, celular, local de residência, RG e CPF (para brasileiros), nº do passaporte (para estrangeiros) e três fotos do candidato (no formato 10X15 cm, 300dpi), além de biografia com até três parágrafos;
      2.2. Os artistas que trabalham com vídeo, som e/ou performance podem indicar até 3 links para serem acessados pelo júri;
      2.3. Só serão avaliados os links hospedados nas plataformas YouTube e Vimeo. Os links que implicam em descarregamento eletrônico (download) não serão avaliados;
      2.4. O envio do portfólio arquivo fora do formato ou do tamanho indicado nesta convocatória implicará na não avaliação do portfólio.
  4. Envio de currículo no formato pdf com até 2 páginas;
  5. STATEMENT em pdf (até 1500 palavras). Apresentação das linhas conceituais do próprio trabalho, de tal maneira que o júri possa compreender os assuntos de trabalho e interesse na pesquisa artística;
  6. Serão aceitas inscrições nos idiomas português, espanhol e inglês. O artista deverá se comunicar em uma dessas três línguas durante a residência.

Seleção

Os dez candidatos com maior pontuação, pré-selecionados, serão entrevistados por Skype entre os dias 7 e 12 de fevereiro de 2019, pelos organizadores da residência.

No dia 13 de fevereiro de 2019 será publicada a lista dos artistas selecionados para residência, no site e redes sociais do Instituto Yvy Maraey.

Não cabem quaisquer recursos em relação as decisões do Júri.

REGULAMENTO

O artista selecionado autoriza através da inscrição nesta convocatória o uso do material fotográfico de suas obras e imagem pessoal com fins de divulgação e documentação.

Os artistas participantes integrarão duas mesas de debates em duas instituições culturais da cidade de Porto Alegre. No primeiro encontro, os artistas apresentarão suas pesquisas e trabalhos já realizados; no segundo encontro, o trabalho produzido durante a residência Kaá.

Os artistas participantes disponibilizarão os registros fotográficos e de vídeo realizados durante a residência para que sejam incluídos em publicações, edições digitais, página web e outros meios de difusão das atividades. Ficando obrigados a disponibilizar no mínimo 10 imagens dos trabalhos realizados durante a residência e 10 imagens da documentação dos dias em residência, total de 20 arquivos no formato JPEG, 1800 x 1200 pixels.

Os artistas participantes comprometem-se em entregar um texto relatando a sua participação na residência, com no mínimo 2500 palavras, até o dia 1º de junho de 2019.

Os artistas participantes que trabalham com vídeo/som ficam obrigados a disponibilizar dois links na plataforma YouTube ou Vímeo em até 21 dias do término da residência.

Ao participar desta convocatória o artista manifesta aceitar todos os requisitos de participação, além de apresentar visto válido (quando necessário) e passaporte com validade necessária para sua vinda ao Brasil. O artista deve ter a documentação de viagem em até 10 dias após a publicação da lista de participantes. A não comprovação implicará na desistência de participação na residência.

Os artistas são responsáveis pela aquisição de seguro saúde para o período da residência.

Durante a residência os artistas receberão visitas da comunidade local, que acompanhará o desenvolvimento dos trabalhos e as práticas dos artistas.

**  Dúvidas e esclarecimentos sobre a convocatória, por favor entre em contato através do email: contato@institutoyvymaraey.org.br 

EQUIPE DO PROJETO

REALIZAÇÃO

Instituto Yvy Maraey

PRODUÇÃO EXECUTIVA

Denis Rodriguez

ARTISTAS VISITANTES

Fernando Limberger
Jorge Menna Barreto
Leonardo Remor

IDENTIDADE VISUAL

Fernanda Pujol
Leonardo Remor

COORDENAÇÃO

Maria Amélia Bulhões e Denis Rodriguez

PRODUÇÃO

Denis Rodriguez e Irineu Garcia

CURADORES VISITANTES

Ane Rodríguez Armendariz
Bruna Fetter
Michelle Sommer
Richard Le Quellec

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Isabel Waquil

Financiamento Pró-Cultura FAC RS e COINCIDÊNCIA – Programa de intercâmbios na América do Sul da Fundação suíça para a cultura Pro Helvetia.