Compartilhamentos 2023

PROGRAMA COMPARTILHAMENTOS DO BARRO E DO FOGO

Organização inicial: Instituto Yvy MaraeyNICA – IA/UFRGS

Equipe inicial:  Irineu Garcia (Instituto Yvy Maraey), Maria Amélia Bulhões (PPGAV –UFRGS) e Carusto Camargo (NICA – IA /UFRGS)

Quando:  sábado dia 01 de julho, a partir das 9 horas, até o final das atividades.

Onde:  Instituto Yvy Maraey, Estrada Armando Inácio da Silveira, 780, Porto Alegre, RS  (zona sul, Lami).

Finalidade: Compartilhamentos do espaço do Instituto para que o grupo realize ações coletivas gratuitas em torno do Barro e fogo.

CONTRIBUÇÕES COLETIVAS

Comidinhas e Beberetes para uma mesa coletiva (almoço e /ou lanche da tarde);

Ingredientes, limpos e preparados para dois sopões coletivos (noite);

Cumbucas, copos, pratos, talheres e toalhas de uso pessoal;

Pote pequeno com terra de seu local para fazer dorodongos.

IMPORTANTE

1. É preciso confirmar a presença, até as 20hs de sexta feira, encaminhe seu nome completo e horário de chegada (e de seus convidados) para a organização do evento.

2. Não pode trazer animal, para não possibilitar brigas e problemas com os cachorros, vacas, cavalos que existem no sítio.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES E MATERIAIS

  1. Forno de vidro: Clarissa, Daliana, Krishna e Marília. 15h sábado início montagem do forno, Queima até +- 00h, Abertura do forno domingo. Pode levar peças pequenas de baixa temperatura (biscoito ou crua). (A quantidade de peças a serem queimadas estará condicionada ao tamanho final do forno à ser montado) Levar lenha e potes de vidro de conserva pequenos para doação
  2. Bolinho de lama (dorodango) : Emília e Tomo  do Atelier ko, sábado das 10:00 às 11:00 da manhã e das 14:00 às 15:00 da tarde. Outros horários, ao longo do evento, conforme demanda.
  3. Forno de Papel: Marisa. montagem entre 10 ou 11horas e início da a queimar no fim da tarde. Trazer peças pequenas biscoitadas ou cruas. Pode contribuir na montagem com papel jornal, barbotina em ponto de iogurte grosso, lenha, gravetos.
  4. Oficina de pães: Eduardo Di Prinzio. Começamos a sovar a massa às 10 hs e assamos provavelmente 16 horas. Pão rústico na panela, Pão australiano  e Pão de abóbora do sitio. Trazer panela de barro de boca aberta, para o pão sair e braço para amassar a massa.
  5. A luz e fogo: Eleonora Faber Lanternas flutuantes no lago, se iniciará próximo ao entardecer.
  6. Queima carvão /serragem/ graveto:  Causto Camargo. Sábado a partir das 14h30, tragam peças pequenas (menos que 1kg), biscoitadas ou cruas, restos ou saco de carvão, gravetos e serragem pequena seca. aberto para quem trouxer os materiais.