Os artistas que trabalham viajando, deixando suas esculturas como sementes e dialogando com colegas e diferentes comunidades pelo mundo, ficaram impossibilitados de continuar este processo devido às restrições impostas para o controle da Covid19. Outras soluções precisaram ser inventadas e a utilização dos meios virtuais foi uma das principais opções que se apresentaram. O IYM incorporou esta possibilidade em sua agenda e realiza sua primeira experiência, enfrentando muitas dificuldades e imprevistos.

Cada artista participante enviou a imagem de uma obra que foi colocada virtualmente em lugares do Instituto, constituindo assim espaços imaginários em nosso território. Para complementar, cada artista enviou um curto depoimento sobre seu trabalho nestes tempos emergentes que vivemos. Emergentes em um duplo sentido, de difíceis e perigosos, mas também de surgimento de possibilidades de novos modelos.

Contamos com a participação de 35 artistas de diferentes locais do mundo; eles estão colocados abaixo em ordem alfabética descrescente de seu primeiro nome e deverão iniciar sua participação no evento sucessivamente em dois grupos de 10 e num grupo final de 15, ao longo de três semanas. Todos já aparecem nas telas documentando sua participação, suas produções serão incluídas digitalmente ao longo do período e permanecerão online.

Este Simpósio Internacional Virtual de Escultura não pretende se tornar um substituto de nossos encontros presenciais, mas está aqui agora para dizer que seguimos resistindo, batalhando pela arte em um mundo mais pluralista e inclusivo.

Homenageamos neste evento Iram Rosa, membro de nossa diretoria, que teve importante papel em nossas experiências online e que faleceu prematuramente, vítima da Covid19.

Ferrão Silva

Fernando Pinto

Dolorores Ortiz Minique

Diana Manni

Catiuscia Dotto

Bettino Francini

Beata Rostas

Arlindo Arez

Liu Yang

Lin Li Jen

Kemal Tufal

Jorge Schroder

Jo Kley

Jhon Gogaberishvili

Janak Jhankar Narzary

Hiuyki Adani

Grizela Garcia

Sergio Olivera

Rimer Cardillo

Renato Brunello

Pablo Yactayo

Oscar Umpierrez

Nedim Hadziahmetovic

Maria Grazia Collini

Maia

Luís Fernando Chumacero

Zhao Li

Valeria Vitulli

Ulises Jiménez Obregón

Thea Tini

Sodong Choe

Shuengit Chow