Residência Kaá

O Instituto Yvy Maraey promove a primeira edição do Kaá (mato em tupi-guarani), seu novo programa de residência artística internacional. A residência tem um caráter prático, reflexivo, interativo e imersivo, com foco nas múltiplas e sensíveis relações entre a arte contemporânea e a natureza.

O programa entende que a residência artística não é apenas a presença do artista em um contexto específico, mas é, sobretudo, um momento de formação e de intercâmbio entre o sujeito e o lugar.

Nas quatro semanas de residência, os artistas selecionados criarão obras e instalações de arte contemporânea – intervenções permanentes e/ou temporárias – nos 10 hectares do Instituto. O programa busca dar visibilidade às práticas artísticas que problematizam as contradições e ambivalências da complexa relação entre arte e natureza.

Como maneira de valorizar o território rural do município de Porto Alegre, Kaá propõe a criação dessa ligação circunstancial da zona rural à arte contemporânea, encorajando os membros da comunidade a uma participação ativa nos diálogos culturais da cidade.

Na cosmovisão Guarani, a natureza não é vista de fora como no pensamento ocidental – no qual a Natureza e o Ser Humano são coisas distintas em sua essência, importância e fins. A perspectiva Guarani contempla a interdependência de tudo o que existe e o destino compartilhado entre o lugar e aqueles que o povoam. Cuidar da terra seria então cuidar de si mesmo. Queremos compartilhar essa visão de interdependência ancestral com os artistas residentes e com os visitantes do Instituto.

EQUIPE

REALIZAÇÃO

Instituto Yvy Maraey

PRODUÇÃO EXECUTIVA

Denis Rodriguez

ARTISTAS VISITANTES

Pauline Julier (CH)
Ayrson Heráclito (BR)
Leonardo Remor (BR)

IDENTIDADE VISUAL

Fernanda Pujol
Leonardo Remor

COORDENAÇÃO

Maria Amélia Bulhões
Denis Rodriguez

PRODUÇÃO

Denis Rodriguez
Irineu Garcia

CURADORES VISITANTES

Ane Rodríguez Armendariz (ES)
Maria Isabel Rueda (CO)
Richard Le Quellec (CH)
Michelle Sommer (BR)
Bruna Fetter (BR)

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Ariela Dedigo

ASSESSORIA DE IMPRENSA (CONVOCATÓRIA)

Isabel Waquil

Este projeto está sendo realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-Cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura
e conta com o apoio de COINCIDÊNCIA – Programa de intercâmbios na América do Sul da Fundação suíça para a cultura Pro Helvetia.

REALIZAÇÃO

APOIO

.

FINANCIAMENTO

.

.

.