Notícias

Pensando e esculpindo para outro mundo: Simpósio internacional de escultura

O Instituto Yvy Maraey lançará, dia 18/02, o seu primeiro Simpósio internacional de escultura. “Pensando e esculpindo para outro mundo” nasceu da necessidade de se pensar o fazer escultórico em tempos pandêmicos. Outras soluções precisaram ser inventadas e a utilização dos meios virtuais foi uma das principais opções que se apresentaram. O IYM incorporou esta possibilidade em sua agenda e realiza sua primeira experiência, enfrentando muitas dificuldades e imprevistos.

LEIA MAIS

MÍDIA EXTERNA

Arte Reflexões: Open Studio e finalização da residência Kaá no Instituto Yvy Maraey

No dia 19 de abril ocorreu o encerramento da residência artística Kaá no Instituto Yvy Maraey, nessa ocasião foi realizado um open studio, onde se convidou a todos para visitarem o local e conhecerem os trabalhos realizados pelos artistas.

LEIA MAIS

MÍDIA EXTERNA

ABCA: O Instituto Yvy Maraey deu início à Residência Kaá

O Instituto Yvy Maraey deu início à Residência Kaá e divulga sua programação completa, que segue até 20 de abril. As primeiras atividades abertas ao público se iniciam nesta semana com a conferência de abertura na Associação Vila Flores, nesta quinta-feira, às 19h30. Na ocasião, os organizadores do programa, Maria Amélia Bulhões e Denis Rodriguez, conversam com os artistas residentes Carlos Monleón (ES), Rumen Dimitrov (BG), Miriam Simun (EUA) e a dupla Ío (BR), que apresentam também suas trajetórias artísticas.

LEIA MAIS →

Kaá: divulgação dos artistas selecionados

É com imenso prazer que anunciamos oficialmente os quatro artistas selecionados para o nosso programa inaugural de residência artística internacional.

LEIA MAIS →

Kaá: a suíça Pauline Julier é uma das artistas visitantes da residência

LEIA MAIS →

Inscrições encerradas!

Gostaríamos de agradecer a participação de todos os artistas que se inscreveram na primeira edição da residência Kaá, destacando a qualidade de todas as submissões que recebemos. Como também gostaríamos de agradecer calorosamente pela confiança que expressaram ao nos enviar o seu trabalho.

Estamos felizes em compartilhar que a residência obteve 287 inscrições provenientes de todos os continentes, sendo 63% internacionais e 37% de residentes no Brasil. Evidenciando assim o direcionamento internacional do programa, além do foco nas múltiplas e sensíveis relações entre a arte contemporânea e a natureza.

No dia 13 de fevereiro anunciaremos os nomes dos quatro artistas selecionados.

Boa sorte a todos e até breve!

We would like to thank the participation of all the artists who applied for the first edition of the Kaá Art Residency, highlighting the quality of all the submissions we received. In addition, we would like to warmly thank you for the confidence you expressed by sending us your work.

We are glad to inform that the residency obtained 287 registrations from all continents, 63% of which are international and 37% from residents in Brazil. We understand that these figures point out the international perspective of the program, as well as the interest in programs focused on the multiple and sensitive relations between contemporary art and nature.

On February 13th we will announce the names of the four selected artists.

We wish you all the best of luck and we hope to see you soon.

Kaá: Leonardo Remor é um dos artistas visitantes da residência

LEIA MAIS →

ÚLTIMOS DIAS DE INSCRIÇÃO PARA A RESIDÊNCIA KAÁ!

LAST DAYS TO APPLY FOR KAÁ RESIDENCY!

Artistas Visuais têm até o dia 24 de janeiro para se inscreverem em Kaá, o primeiro programa de residência internacional do Instituto Yvy Maraey. Serão selecionados 4 artistas para residirem durante um mês na zona rural de Porto Alegre. O programa financia passagens aéreas (ida e volta), alimentação, hospedagem em quarto compartilhado e verba de produção. As inscrições são online e clicando aqui, você pode conhecer todos os detalhes da convocatória.

Registrations for Kaá, the Yvy Maraey Institute’s International Artist-in-Residence program, is coming to an end by January 24th. Four artists will be selected to live for a month in the rural area of Porto Alegre. The program covers travel costs (round trip), meals, lodging and production costs. The applications are online and here you can check all the details of the open call.

LEIA MAIS →

Kaá: Ayrson Heráclito é um dos artistas visitantes da residência

É com entusiasmo que o programa de residência Kaá anuncia a participação de Ayrson Heráclito como artista visitante.

LEIA MAIS →

Entrevista com Irineu Garcia

Nascido a partir de um sonho antigo, o Instituto Yvy Maraey foi fundado sob a inspiração do artista e arquiteto Irineu Garcia, na zona rural de Porto Alegre, como forma de aproximar arte e natureza através de práticas, encontros e diálogos entre diversos agentes. Em 2019, o Instituto iniciará a primeira edição do projeto Kaá, o Programa de Residência Artística Internacional que selecionará quatro artistas para quatro semanas de convívio e produção no local. Saiba mais sobre o início da trajetória e as ideias que sustentam a organização na entrevista com Irineu Garcia, hoje presidente do Instituto.

LEIA MAIS →

Compartilhamentos 2018

A terceira edição do Compartilhamentos proporcionou o encontro dos Grupos de Pesquisa Sistemas sensíveis plásticos, sonoros e discursivos e Territorialidade e subjetividade, coordenados por Ricardo Basbaum e Maria Amelia Bulhões.

LEIA MAIS →

Kaá inicia a divulgação dos nomes do júri

Conheça o júri do programa Kaá, que vai selecionar quatro artistas para um mês de residência na zona rural de Porto Alegre. A comissão é composta por agentes culturais nacionais e internacionais com distintas formações e ampla vivencia no meio artístico.

LEIA MAIS →

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA ARTÍSTICA INTERNACIONAL DO INSTITUTO YVY MARAEY ABRE INSCRIÇÕES

Projeto seleciona 4 artistas brasileiros e estrangeiros para residência artística de 4 semanas na zona rural de Porto Alegre. O programa oferece passagem aérea, alimentação, hospedagem e ajuda de custo de produção para os artistas selecionados.

Kaá, o programa de Residência Artística Internacional do Instituto Yvy Maraey, abre convocatória pública para a seleção de 4 artistas visuais. A convocatória está aberta para brasileiros e estrangeiros, profissionalmente ativos há pelo menos 5 anos. As inscrições são online pelo site do Instituto e estão abertas entre 19 de novembro e 24 de janeiro de 2019. A residência acontece no período de 20 de março a 20 de abril de 2019. O projeto conta ainda com programa de visitas artísticas e curatoriais. Entre os convidados confirmados estão: Fernando Limberger, Jorge Menna Barreto, Leonardo Remor, Ane Rodríguez Armendariz, Bruna Fetter, Michelle Sommer e Richard Le Quellec.

O Instituto Yvy Maraey (“terra sem males”, em tupi-guarani) é uma organização sem fins lucrativos que promove práticas artísticas experimentais, ecológicas e sustentáveis. Localizado em uma área de 10 hectares no extremo Sul de Porto Alegre, o Instituto tem como missão a vivência da arte com a natureza, refletindo e promovendo ações inovadoras e interdisciplinares que tomam o meio-ambiente como um espaço em risco e de permanente conservação, o local ideal para práticas artísticas, culturais e ambientais.

O projeto foi contemplado no edital #juntospelacultura_2 do Fundo de Apoio à Cultura do Rio Grande do Sul e conta o com financiamento suplementar do programa Coincidência América do Sul da Fundação Suíça para a Cultura Pro Helvetia.

LEIA MAIS →


Kaá: Instituto Yvy Maraey lança nova residência para artistas

Kaá (mato em tupi-guarani) é o nome da primeira edição do novo programa de residência artística internacional promovido pelo Instituto Yvy Maraey. A residência tem um caráter prático, reflexivo, interativo e imersivo, com foco nas múltiplas e sensíveis relações entre a arte contemporânea e a natureza.

LEIA MAIS →